Pular para o conteúdo
Início » Profissões » Conheça a profissão de Engenharia Agrícola

Conheça a profissão de Engenharia Agrícola

    No nosso site Seu Emprego Online, você irá conhecer algumas Profissões, Em dúvida sobre
    qual carreira você quer seguir?

    Conheça mais sobre as profissões! Está uma

    confusão na sua cabeça sobre qual curso escolher?


    Confira no Guia de Profissões as nossas dicas para escolher um curso de graduação e assim ter sua assessão profissional

    ou sua tão sonhada vaga.

    Conheça a Profissão Abaixo:

    Engenharia Agrícola – Conheça a importância desse profissional

    Confira o perfil do profissional formado em Engenharia Agrícola, as melhores faculdades para seguir essa carreira e o salário médio do engenheiro agrícola!

    Engenharia Agrícola

    Habilitação:
    Engenheiro Agrícola
    Duração do Curso:
    5 anos
    Área:
    Exatas
    Atributos do Profissional:
    Consciência Ambiental e Proatividade
    Salário Médio:
    R$ 3.270,00

    A Engenharia Agrícola é a área da engenharia que estuda as técnicas empregadas para automatizar os processos de plantação e colheita no campo. É responsável por projetar e implantar as melhores soluções em termos de equipamentos para a produção agrícola ser a mais eficiente possível, mantendo a qualidade do solo, respeitando as limitações da natureza e propondo soluções que visam à sustentabilidade.

    O Curso

    O curso de Engenharia Agrícola é no formato de Bacharelado e possui sólida formação nas ciências exatas como matemática e física além das disciplinas tradicionais do ciclo básico de engenharia como desenho técnico, química e estatística.

    Durante o curso também são ministradas matérias especificas que vão desde biologia, botânica, topografia, ciência do solo, ecologia, física do solo e da água, geologia, entre outras. O curso é muito abrangente e para concluí-lo é necessário a realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estagio. Em média a duração do curso é de 5 anos.

    Grade do curso

    A grade do curso é composta por diversas matérias, tais como:

    • Cálculos I, II e III;
    • Física I, II e III;
    • Biologia;
    • Ciência do Solo;
    • Geometria Analítica;
    • Química;
    • Topografia;
    • Geologia;
    • Ecologia;
    • Hidráulica;
    • Técnicas de Irrigação e Drenagem;
    • Hidrologia.

    Melhores Faculdades

    As melhores instituições de ensino que oferecem esse curso, classificadas de acordo com as notas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

    • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras – MG;
    • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
    • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campina Grande – PB;
    • Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Capão do Leão – RS;
    • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Cascavel – PR;
    • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas – SP.

    O profissional formado recebe o título de Bacharel em Engenharia Agrícola e é chamado de Engenheiro Agrícola. Ele atua no setor do Agronegócio na implantação de novas tecnologias no sistema de produção do campo. Atua em conjunto, auxiliando o agricultor na aplicação de técnicas e conhecimentos para gerenciar da maneira mais eficaz possível os diversos processos do agronegócio.

    Opera na mecanização dos processos, mas também na proposta de soluções em prol do meio ambiente, como a construção de barragens, sistemas de irrigação e drenagem, diminuição da erosão e da poluição de rios e lagos. O profissional é capacitado para atuar em todo o processo do agronegócio desde o planejamento até a comercialização do produto.

    Apesar do ramo de atuação ser a mesma, se difere do Agrônomo na questão das finalidade do curso, visto que o Engenheiro Agrícola tem base sólida em ciências exatas e a atuação é prioritariamente na mecanização dos processos, enquanto o Agrônomo tem uma visão mais ambiental do assunto com solida formação em biologia e química e focam no plantio e criação até a comercialização.

    Mercado de Trabalho

    O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos no mundo, por isso o mercado está bastante aquecido e as principais regiões que oferecem oportunidades são: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Há vagas também nas empresas que desenvolvem maquinários para a produção agrícola.

    Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) o salário médio inicial para o Engenheiro Agrícola é de R$ 3.270,00 para 30 horas semanais.