No nosso site Seu Emprego Online, você irá conhecer algumas Profissões, Em dúvida sobre
qual carreira você quer seguir?
Conheça mais sobre as profissões! Está uma
confusão na sua cabeça sobre qual curso escolher?
Confira no Guia de Profissões as nossas dicas para escolher um curso de graduação e assim ter sua assessão profissional
ou sua tão sonhada vaga.
Estatística
Conheça a carreira em Estatística, quais as áreas mais promissoras e onde estudar para seguir esta profissão que está em alta no mercado!
A Estatística é uma ciência que trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados no intuito de fornecer respostas com o mínimo de incerteza, ou seja, com a menor margem de erro possível.
É fácil percebermos o trabalho do estatístico em épocas de campanha eleitoral, quando ouvimos sobre pesquisas de intenção de votos ou de satisfação com determinado governo. No entanto, essa atividade nem sempre ?aparece? para o grande público.
Na maioria dos casos a Estatística não é a atividade fim de uma empresa, e sim uma importante ferramenta de apoio para as decisões, experimentos e projetos dentro da organização. Por não ter tanta visibilidade, a procura por esta formação ainda é pequena.
Com isso, faltam profissionais no mercado e quem desejar trabalhar com Estatística encontrará boas oportunidades, com salários interessantes e alta taxa de empregabilidade.
A profissão de Estatístico
O trabalho de um estatístico envolve planejar e coordenar o levantamento de dados por meio da aplicação de questionários, medições, entrevistas, etc. Ele organiza e analisa as informações obtidas com o objetivo de explicar certos fenômenos econômicos, naturais ou sociais. Seu trabalho está ligado à interpretação de dados para transformá-los em informações úteis.
O estatístico constrói modelos matemáticos capazes de processar esses dados, realizar análises complexas e cruzar informações.
Profissionais de qualquer área precisam tomar decisões e quando essas decisões são baseadas em informações elas se tornam muito mais assertivas. Uma das características que mais atraem profissionais de Estatística é justamente a possibilidade de atuar em diferentes áreas do conhecimento: Economia, Medicina, Computação, Administração, Biologia e Psicologia são apenas alguns exemplos.
Um indício de que a Estatística pode ser utilizada em diversas áreas é que muitos cursos de graduação possuem esta disciplina em suas grades curriculares. Administradores, sociólogos, engenheiros ou biólogos utilizam conhecimentos em Estatística para realizarem experimentos, pesquisas e previsões.
Algumas das áreas mais promissoras da Estatística
A Estatística está presente em experimentos científicos, análise de risco para concessão de crédito, pesquisas de opinião para o lançamento de novos produtos, ensaios clínicos com novas vacinas e remédios, entre outros.
Confira algumas das áreas mais promissoras em que um profissional de Estatística pode atuar:
1. Indústria
Na indústria, o estatístico acompanha a realização de testes de qualidade de produtos, realiza previsão de vendas e elabora pesquisas de opinião que ajudam no lançamento de novos produtos.
Também pode realizar estudos para a ampliação ou expansão de fábricas, analisar amostras colhidas durante as várias etapas do processo produtivo, detectar erros e sugerir melhorias.
2. Setor Financeiro
Bancos, operadoras de cartão de crédito e corretoras de seguros utilizam a Estatística para fazer diferentes tipos de análises financeiras e realizar estudos de risco antes de conceder créditos ou personalizar seguros.
O setor financeiro é o que mais contrata estatísticos e uma das áreas que mais valorizam este profissional.
3. Agronegócio
Para que um agricultor planeje suas atividades é necessário que ele conheça algumas estatísticas sobre, por exemplo, qual espécie produz melhor historicamente em determinado clima ou região.
Previsões sobre a situação da agricultura na economia também são importantes para agrônomos e empresários do agronegócio.
4. Telecomunicações
Com a grande oferta de empresas de telefonia e a facilidade que o usuário encontra para trocar de operadora, as empresas de telecomunicação estão cada vez mais preocupadas com a fidelização de seus clientes.
O trabalho de um estatístico contribui para que a empresa detecte, por exemplo, níveis de satisfação ou quais são as reclamações mais recorrentes. Estas informações são úteis para que a empresa corrija as falhas mais urgentes.
Muitas pesquisas são realizadas também com o intuito de identificar quais as melhores áreas para ampliar a cobertura de sinal ou iniciar uma expansão.
5. Bioestatística
A bioestatística aplica os métodos estatísticos em pesquisas, experimentos ou previsões das Ciências Médicas e Biológicas. Toda nova medicação, vacina ou mesmo cosmético precisa passar por uma etapa de testes.
O trabalho do estatístico já começa na definição do grupo que participará dos testes, depois passa pelo planejamento, execução e interpretação das informações obtidas durante o teste.
É um trabalho de grande responsabilidade, pois qualquer pequena falha estatística pode representar danos à saúde da população em geral.
6. Pesquisa
Esta é a área mais conhecida e talvez a mais comum para a atuação de estatísticos. Nesse setor, a realização da pesquisa em si é a atividade fim da empresa. Governos e institutos de pesquisa como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são exemplos de contratantes nesta área.
Olá! sou especializado em tecnologia e uma apaixonado por aplicativos móveis. Escrevo regularmente para o site seuempregoonline.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas sobre aplicativos para ajudar os visitantes.