O site Seu Emprego Online sempre pensando em alavancar a sua carreira profissional, inova mais uma vez e resolveu publicar regularmente as médias salariais de várias profissões do mercado de trabalho atual.
Mais uma vez, os leitores serão presenteados com uma ferramenta que vai ajudá – los a decidir qual profissão deverão escolher de acordo com suas aptidões e preferências.
Para aqueles que já estão em atividade, conhecer a média salarial de profissionais poderá ser util caso estejam insatisfeitos com sua profissão atual e desejam ingressar em outra função.
Vale ressaltar que uma boa parte das pessoas que ingressam no mercado de trabalho são impulsionadas por influência da família e de amigos e passam boa parte deste período trabalhando em algo que não gostam. A grande maioria cai na acomodação, seja pelo fator idade ou por receio de um possível fracasso e o medo de não conseguir recomeçar novamente.
Se você é um destes profissionais, saiba que você não está sozinho e a equipe Seu Emprego Online está ao seu lado nesta caminhada e vai tentar te ajudar a se realizar profissionalmente.
Assim, recomendamos que você ou seus amigos, parentes, conhecidos, vizinhos ou colegas de trabalho nos acompanhe a partir de agora nestes nossos conteúdos exclusivos sobre este tema.
Psicologia: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar
Psicologia: saiba tudo sobre a profissão e veja onde estudar
O objetivo do psicólogo é compreender e analisar os indivíduos a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. Saiba mais sobre a carreira na área de Psicologia, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde estudar esta graduação!
A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais humanos. Através de análises complexas e criteriosas das emoções dos indivíduos, um profissional de Psicologia atua para promover, proteger e reabilitar a saúde mental, visando bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, propõe diagnósticos, tratamentos e auxilia na prevenção de doenças mentais.
Essa profissão tão nobre e importante exige muito estudo e dedicação dos profissionais da área, portanto se você está na fase de decidir o que estudar e quer entender se Psicologia é o curso para você, considere a profissão como um todo: conheça mais sobre as áreas de atuação, como funciona o curso e veja onde estudar. Vamos lá?
O que faz um psicólogo?
O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento dos indivíduos, atuando diretamente para realizar diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. No geral, o psicólogo é o profissional responsável por auxiliar no bem-estar individual e realizar a manutenção da saúde mental das pessoas.
Através de estudos sobre o comportamento humano e por meio de análises de suas ideias, valores e emoções, o psicólogo procura identificar padrões de comportamento e interagir com os seus pacientes visando oferecer orientação adequada.
Psicólogos trabalham não só com fenômenos conscientes, mas também com o subconsciente e com o inconsciente. Existem diversas abordagens possíveis a seguir na Psicologia, que exploram de diferentes formas conceitos como emoção, cognição, atenção, inteligência emocional, motivação, personalidade, comportamento, relacionamento, percepção, resiliência, entre outros.
Além disso, o psicólogo avalia o desenvolvimento emocional e também os processos mentais e sociais de pessoas, grupos e instituições. Existem diversas áreas de atuação para um Psicólogo além do atendimento clínico, e para ajudar a entender melhor essa profissão, separamos um vídeo explicativo:
Vale destacar que o psicólogo não receita medicamentos a seus pacientes, mas sim realiza tratamentos por meio de terapias, com o objetivo de amenizar ou resolver conflitos mentais de cada indivíduo. Por isso mesmo, a atuação de um psicólogo exige a interação com o paciente, a fim de solucionar o problema caso a caso, uma vez que cada pessoa é única e reage de forma diferente para cada situação. O trabalho do psicólogo é justamente analisar e propor o melhor tratamento para cada indivíduo.
Quais são as áreas de atuação da Psicologia?
Ao pensar na atuação de um profissional em Psicologia, é comum associá-la rapidamente à imagem de um psicólogo realizando atendimentos em consultórios. No entanto, existem diversas áreas de atuação possíveis no universo da Psicologia.
De fato, psicólogos podem realizar psicoterapia para tratar distúrbios emocionais e de personalidade, e para isso são necessárias as consultas presenciais ou à distância (telepsicologia) com cada paciente. Mas essa é apenas uma das funções que um psicólogo pode exercer.
A Psicologia é uma área bastante ampla que abrange relações humanas, qualidade de vida, orientação profissional, satisfação pessoal e aconselhamento familiar, entre outros. Sendo assim, o profissional formado em Psicologia pode atuar em diversas áreas. Confira algumas delas:
Psicologia Clínica – Atende pacientes individualmente ou em grupo, analisa e trata problemas emocionais.
Psicologia Esportiva – Acompanha atletas, preparando-os psicologicamente para competições.
Psicologia Hospitalar – Atende pacientes que estão internados em hospitais.
Psicologia Educacional – Auxilia alunos, pais e professores quanto a problemas de aprendizagem.
Psicomotricidade – Auxilia pacientes na recuperação psicomotora.
Psicologia Jurídica – Aplica conhecimentos da psicologia em assuntos relacionados ao Direito.
Psicologia Organizacional e do Trabalho – Participa de processos de seleção de funcionários. Orienta sobre carreiras e promove relações saudáveis no ambiente de trabalho.
Psicologia da Saúde – Busca a melhoria da saúde física e mental dos pacientes.
Orientação Profissional – Auxilia estudantes e profissionais a identificarem seu perfil e tomarem decisões de carreira.
Leia também: Conheça quais são as áreas de atuação da Psicologia
Como é o mercado de trabalho de Psicologia?
O mercado de trabalho para profissionais de Psicologia é variado e existem muitas opções possíveis, como mencionamos acima. É possível atuar em consultórios, hospitais, clínicas ou até mesmo escolas e organizações públicas e privadas.
As possibilidades de trabalho para os psicólogos têm crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à conscientização sobre a importância da saúde mental e bem-estar. Com o aumento das exigências e da urgência na resolução de tarefas, doenças mentais como depressão e ansiedade têm se tornado cada vez mais comuns na população brasileira. De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, o Brasil encontra-se em quinto lugar no ranking dos países mais depressivos do mundo, e é o campeão quando o tema é ansiedade. Esses dados tão alarmantes reforçam a importância do trabalho do profissional de Psicologia.
Atualmente, há um movimento visando conscientização, entendimento e combate a doenças e transtornos mentais relacionados à rotina das pessoas, como a Síndrome de Burnout. Transtornos como o da ansiedade generalizada (TAG) têm sido mais debatidos e levados mais a sério em meios sociais e em ambientes de trabalho, impulsionando assim ainda mais a atuação do profissional de Psicologia.
Vale destacar também que a pandemia do coronavírus, através do isolamento social e métodos necessários para conter a doença, geraram medo, ansiedade e frustração no meio social de forma coletiva, e a necessidade da atuação dos psicólogos foi amplamente defendida por órgãos de saúde em todo o mundo. Além disso, no contexto pandêmico, um novo conceito de atendimento clínico na Psicologia foi popularizado: o teleatendimento, ou seja, as consultas psicológicas realizadas através de chamadas de vídeo. Este tipo de atendimento garantiu aos profissionais da Psicologia ainda mais possibilidades de exercer sua função.
Sobre a atuação do psicólogo em diferentes áreas, destacamos um episódio do podcast Rádio Psi, vinculado ao Conselho Federal de Psicologia, que fala sobre a atuação do psicólogo no mundo corporativo:
Espaço Formação · Armando Neto: O mundo corporativo
Veja também: A carreira em Psicologia
Qual é o perfil do profissional do psicólogo?
Se você está pensando em cursar Psicologia, já deve ter se questionado se essa carreira é para você. Afinal, existem diversos atributos que podem ser relacionados à profissionais na área da Psicologia.
Apreço pelas relações humanas, por exemplo, é um ótimo atributo para quem pensa em ser psicólogo. Assim como gostar de se comunicar, ter uma boa capacidade de interpretação e análise de textos, gostar de interagir com pessoas e de ouvir o que elas têm a dizer. Afinal, querer ajudar as pessoas é outra característica importante deste profissional.
O que é preciso para ser um bom psicólogo?
Profissionais de psicologia precisam ser pessoas sensíveis, com afinidades em comunicação e interações interpessoais. Por isso, listamos alguns dos atributos relacionados à profissão que são pré-requisitos para quem deseja ser um psicólogo:
Ter boa comunicação
Ter iniciativa e empatia
Saber lidar com pessoas
Ter capacidade crítica e reflexiva
Ter resiliência
Ser curioso
Ter paciência
Gostar de ler
Ter boa interpretação e análise de texto
Além de ter o perfil ideal para cursar e atuar como psicólogo, vale ressaltar que para exercer a profissão nesta área também é necessário possuir um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, assim como o registro do profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Como é o curso de Psicologia?
O curso de Psicologia integra a Área de Ciências Humanas, e possui as habilitações em licenciatura e bacharelado. A graduação tem duração média de 5 anos e é oferecida somente na modalidade presencial.
Durante a faculdade, o aluno aprende sobre as diferentes teorias psicológicas e diversas maneiras de interpretar e analisar a mente humana. Confira abaixo algumas das matérias lecionadas na graduação de Psicologia.
Veja mais: Saiba como é a faculdade de Psicologia
O que se estuda em uma faculdade de Psicologia?
Abordagem Sistêmica das Organizações
Avaliação Psicológica
Ética
História das Ideias Psicológicas
Metodologia de Pesquisa
Neuropsicologia
Pessoas com Deficiência
Psicanálise
Psicologia Behaviorista
Psicologia e Educação
Psicologia e Práticas Institucionais
Psicologia e Saúde
Psicologia e Trabalho
Psicologia Fenomenológico-Existencial
Psicologia Sócio-Histórica
Psicopatologia
Leia também: Confira quais são as matérias de Psicologia!
Ao final da graduação, o estudante deve realizar um estágio supervisionado na área ou elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas instituições exigem o cumprimento dessas duas atividades.
Olá! sou especializado em tecnologia e uma apaixonado por aplicativos móveis. Escrevo regularmente para o site seuempregoonline.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas sobre aplicativos para ajudar os visitantes.