Pular para o conteúdo
Início » Profissões » Conheça a Profissão Oceanografia

Conheça a Profissão Oceanografia

    No nosso site Seu Emprego Online, você irá conhecer algumas Profissões, Em dúvida sobre
    qual carreira você quer seguir?

    Conheça mais sobre as profissões! Está uma
    confusão na sua cabeça sobre qual curso escolher?

    Confira no Guia de Profissões as nossas dicas para escolher um curso de graduação e assim ter sua assessão profissional

    ou sua tão sonhada vaga.

    Oceanografia: conheça o curso e veja onde estudar

    A Oceanografia estuda as características dos oceanos, mares, lagos, rios e também da zona costeira. Pesquisa sobre a vida marinha, seja vegetal ou animal. Entenda um pouco mais sobre a carreira em Oceanografia, como está o mercado de trabalho para oceanógrafos e saiba onde cursar esta graduação!

    A carreira em Oceanografia

    Como o nome sugere, a Oceanografia investiga as características dos oceanos e também de outros ambientes aquáticos como lagos, rios e mares. O profissional formado nesta área é chamado de oceanógrafo.

    O trabalho de um oceanógrafo envolve coletar amostras dos ambientes aquáticos, determinar as condições físicas, químicas e biológicas destes ambientes, pesquisar sobre as formas de vida ali encontradas e suas características.

    Além de trabalhar com pesquisa científica, existem outras áreas de atuação para profissionais de Oceanografia. Conheça algumas delas e o papel que o oceanógrafo desempenha em cada uma delas:

    2. Gerenciamento de Recursos Naturais – desenvolve e implanta métodos de extração e beneficiamento de recursos marinhos. Atua na recuperação e manejo de ambientes degradados e também na conservação de espécies ameaçadas.

    3. Modelagem Oceânica – desenvolve modelos que simulam os movimentos dos mares. Para isso, realiza cálculos matemáticos que levam em consideração alterações climáticas e influências atmosféricas.

    4. Geoprocessamento Oceânico – elabora o mapeamento do fundo dos oceanos. Para isto utiliza imagens captadas por satélites.

    5. Limnologia – atua na preservação e conservação de ambientes de água doce como rios, lagos e riachos.

    6. Saneamento – faz parte de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos de saneamento em regiões costeiras.

    7. Maricultura – desenvolve técnicas e supervisiona as atividades de cultivo de organismos aquáticos em cativeiro e elabora planos de revitalização de margens afetadas por este cultivo.

    O oceanógrafo é o profissional capacitado a promover a integração entre o ambiente costeiro e o oceano.

    Perfil do profissional formado em Oceanografia

    Quem deseja seguir carreira na área de Oceanografia deve ter gosto por Biologia e pela vida marinha.

    Dependendo da área de atuação que o profissional escolher, suas atividades envolverão saídas de campo, então gostar do contato com a natureza é fundamental nestes casos.

    Um bom oceanógrafo deve ser meticuloso e ter atenção aos detalhes para desenvolver pesquisas e análises de qualidade.

    Mercado de trabalho para quem faz Oceanografia

    Os profissionais formados em Oceanografia encontram um mercado de trabalho em expansão. As melhores oportunidades de emprego estão relacionadas à preservação da natureza e elaboração de relatórios de impacto ambiental.

    Empresas de exploração de recursos marinhos, como a indústria petroquímica, são as maiores contratantes de oceanógrafos.

    O cultivo de animais aquáticos em cativeiro tem crescido no país e é uma boa oportunidade de mercado para profissionais da área de Oceanografia. Neste cenário, o Estado que oferece melhores oportunidades é o de Santa Catarina, por ser um grande produtor de mariscos, ostras e outros seres marinhos.

    Outra área que costuma empregar oceanógrafos é a da biotecnologia, para atuarem na extração de produtos de organismos marinhos utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

    Sobre o curso superior em Oceanografia

    Ainda são poucas as instituições de ensino que oferecem a graduação em Oceanografia. Ela tem duração média de 5 anos e habilitação em bacharelado.

    A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas das áreas de Física, Matemática, Biologia, Química e Geologia. O estudante aprende a interpretar e analisar o movimento dos oceanos como correntes, marés e ondas. Estuda a formação das rochas e tudo o que diz respeito às espécies aquáticas e seus habitats.

    Onde estudar Oceanografia

    Existem no Brasil 12 instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso superior em Oceanografia. São elas:

    Universidades Privadas:

    • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
    • Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE)

    Universidades Públicas:

    • Universidade de São Paulo (USP)
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    • Universidade Federal do Pará (UFPA)
    • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    • Universidade Federal do Ceará (UFC)
    • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)